Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

03 de Março de 2023

CEJAM prioriza gestão de resíduos sólidos em territórios de atuação como meio de fortalecer desenvolvimento sustentável local

Foto: Freepik

A Organização das Nações Unidas (ONU) atesta que, para impulsionar o desenvolvimento sustentável, é necessário não apenas aperfeiçoar os processos de coleta e reciclagem, mas também repensar a produção e o consumo, além de incentivar a economia circular. Os resíduos urbanos que vão para aterros a céu aberto ou meio ambiente afetam a saúde da população.

O Instituto CEJAM vem contribuindo com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais norteiam as ações promovidas pela instituição.

Dentre as metas, se destaca o desafio de estabelecer a entidade como empresa aterro zero, possibilitando, em 2022, que mais de 78 toneladas de resíduos fossem destinadas ao aterro, considerando apenas os hospitais gerenciados pelo CEJAM.

Conforme Everton Tumilheiro, especialista em Saúde Pública e supervisor ambiental do Instituto CEJAM, a organização possui uma política que determina diretrizes em relação ao tratamento dos resíduos sólidos das unidades de saúde sob sua gestão, entendendo o grande impacto de seus serviços na questão ambiental.

“Hoje, o maior indicador que procuramos aumentar nas unidades é a questão da circularidade dos resíduos, ou seja, a capacidade de fazer o resíduo ter seu potencial reaproveitado”, explica.

O especialista destaca que os projetos desenvolvidos pelo Instituto partem de um princípio de hierarquização do gerenciamento destes materiais. “Existe uma cadeia de como devemos lidar com os resíduos, iniciando pela não-geração dele. Mas, se gerou, tentamos reduzir; se não reduzir, tentamos reutilizar ou reciclar. Por fim, aquilo que não pode ser reutilizado ou reciclado tentamos ainda coprocessar para aproveitar a sua energia”, reitera.

Entre as ações desenvolvidas pelo Instituto há o programa CEJAM Recicla, que incentiva a ampliação da circularidade dos resíduos na comunidade, com destaque para o projeto Devolva-me, que promove a reciclagem e a logística reversa, ou seja, quando os resíduos são devolvidos à indústria de origem. Tal projeto possibilitou, no ano passado, a coleta de mais de 4,4 mil resíduos destinados à logística reversa, bem como a participação de mais de 8 mil pessoas.

Everton frisa que, para incentivar o descarte adequado na comunidade, o CEJAM criou diversos pontos de coleta – que podem ser localizados por meio do site reciclasampa.com.br – para produtos como óleo de cozinha, esponja, radiografias, pilhas e lixo eletrônico, tornando mais acessível à população.

Além disso, o CEJAM Recicla reforça seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido, seja com oficinas de artesanato destinadas aos usuários dos serviços, seja em parcerias realizadas com catadores.

Também faz parte deste trabalho uma série de atividades socioeducativas com o objetivo de orientar a população quanto ao descarte correto dos resíduos, incluindo palestras, visitas socioambientais domiciliares, eventos e campanhas locais.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!