Aguarde...

14 de Dezembro de 2015

CEJAM realiza palestra sobre HIV e formas de prevenção da doença

Apesar de ter sido descoberta no início da década de 1980 e ser considerada atualmente uma epidemia sob controle devido aos avanços no tratamento, a AIDS ainda preocupa. No Brasil, a estimativa é que 734 mil pessoas estejam contaminadas e as estatísticas apontam um crescimento da doença entre os jovens.

Com o objetivo de alertar as pessoas e falar sobre as formas de prevenção da doença, o PAISM, do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, em parceria com o SESMT/ Gestão de Pessoas, realizou uma palestra sobre o HIV nesta segunda-feira (14/12), na sede do CEJAM. O evento contou com a participação de colaboradores e moradores do bairro da Liberdade e Glicério, atendidos pelo IRS.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social do Centro de Testagem e Aconselhamento – Henfil, Regina Lúcia Moratto, que falou sobre as formas de prevenção e contágio da doença, além da necessidade de alertar a população jovem. “Depois de 30 anos da descoberta da AIDS e de um grande fluxo de informações sobre a doença, muitos jovens, mesmo mais informados, não têm atitude de prevenção adequada, o que ocasionou um aumento no número de casos nesse grupo”, afirma Regina.

Segundo dados recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de 22,1% dos casos nos últimos dez anos, mas há grande concentração da epidemia entre jovens. A taxa de detecção na faixa etária de 15 e 19 anos aumentou de 2,6 casos a cada 100 mil habitantes, em 2005, para 8,5 casos a cada 100 mil habitantes em 2014.

Regina ainda lembrou que o processo entre a infecção e o surgimento da AIDS é silencioso e pode demorar de seis meses até 10 anos para que os primeiros sinais surjam. “Sempre que passar por alguma situação de risco, a pessoa deverá procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para realizar o exame anti-HIV"""", aconselha.

Em seguida, Regina exibiu o depoimento de uma mulher portadora do vírus, que conta sua história e como fez para vencer a barreira do medo e do preconceito, um dos maiores problemas de quem enfrenta a doença. Na saída do evento, os participantes puderam pegar preservativos masculinos e femininos gratuitamente. 

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!