Aguarde...
17 de Maio de 2024
“A humanização na saúde reforça que cada paciente que entra em nossas unidades não é apenas um caso clínico, mas um ser humano completo”. Com essas palavras, João Romano, gerente executivo do CEJAM, realizou a abertura do 3° Simpósio de Humanização da Instituição. O evento foi realizado na última quarta-feira (15) no teatro da FECAP, em São Paulo, com o tema Modelo Assistencial CEJAM: “Humanizado, centrado na pessoa, família e comunidade”, reunindo mais de 400 pessoas, entre gestores, colaboradores, parceiros e autoridades.
Durante a abertura, Romano apresentou ao público a trajetória, crescimento, conquistas e modelo de gestão da Instituição ao longo de mais de três décadas de história. Dr. Renato Tardelli, diretor técnico do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde) destacou a importância da aproximação dos serviços de saúde da população, de forma acolhedora e inclusiva, bem como a busca contínua pela eficiência.
Para abrilhantar o encontro, o Dr. Marcelo Alvarenga, médico endocrinologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa, ministrou a palestra magna "Humanização e Cuidado Centrado na Pessoa". “Um cuidado de qualidade é, acima de tudo, um cuidado seguro e focado em pessoas”, afirmou.
O profissional enfatizou, ainda, o olhar para o paciente de maneira integral e individual. “Às vezes, estamos focados no cuidado das dimensões físicas e nem sempre olhamos para as necessidades emocionais, espirituais, sociais e culturais”.
Com o tema "Humanização nas Unidades de Saúde - Destaques do Selo de Humanização", o primeiro painel reconheceu iniciativas desenvolvidas por serviços sob gestão da Instituição e que receberam a certificação em humanização do CEJAM.
As apresentações, mediadas por Fernanda Fuscaldi, contaram com a participação de representantes da UBS Jardim Valquíria, UBS Jardim Coimbra, UBS Jardim São Bento, AME Carapicuíba, UNICA Jundiapeba, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Estadual de Francisco Morato e PA Jardim Macedônia.
Por meio da musicoterapia, a Dra. Lis Leão, Doutora em Ciências pela USP e docente do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde, conduziu a palestra "Música para Cuidar de Quem Cuida", propondo uma reflexão acerca dos benefícios e o impacto dos sons em nosso organismo.
Por fim, o segundo painel, "Cuidado Centrado no Paciente”, foi mediado por Cristiane Otaguro, enfermeira supervisora do Programa Parto Seguro. Na ocasião, pacientes tiveram a oportunidade de compartilhar seus depoimentos sobre a jornada materno-infantil.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!