O Circuito Caixa Loterias """" - etapa Centro/Leste teve neste sábado, 2, o primeiro dia de provas de atletismo e natação. O evento começou ontem com disputas de halterofilismo e segue até o domingo, 3, com as competições das três modalidades. Na abertura do atletismo, no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), a atleta Izabela Campos iniciou sua temporada com uma medalha de ouro no arremesso de peso, classe F11 (cego total), e uma meta para os próximos meses: os Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
A mineira não queimou nenhum arremesso na prova e confirmou a marca de 9,98m para subir ao topo do pódio.""""Ficou dentro do esperado e eu completei sem errar nenhuma vez. É o meu primeiro campeonato em 2016 e tenho certeza que vou aumentar a distância nos próximos meses. Sei que hoje poderia ter sido um pouco melhor, mas é um bom começo"""" , disse.
O arremesso de peso rendeu a Izabela a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, mas a mineira sabe que no Rio, em setembro, a dificuldade será muito maior.""""Atualmente tenho a terceira melhor marca do mundo, mas não posso relaxar porque na hora que está valendo, todas as competidoras querem a mesma coisa. Acredito que posso brigar por medalha, sim"""" , contou a aleta, que ficou cega em 2002, vítima de sarampo adquirido na infância.
Izabela voltou ao campo na tarde deste sábado para o lançamento de disco, prova em que a competidora levou a prata no Mundial de Doha, em outubro, e o ouro no Parapan de Toronto, e conquistou seu segundo ouro do evento.""""Gosto muito das duas, mas o disco é minha especialidade e é onde tenho mais chance"""" , explicou pela manhã, pouco depois de levar a primeira medalha do dia. Para voltar ao ponto mais alto do pódio, a arremessadora lançou o disco a 30,04m.
O destaque da tarde ficou por conta da velocista Vitoria Alves da Paz, de Brasília. A corredora venceu os 400m da classe T20 (deficiência intelectual) com facilidade e ainda estabeleceu novo recorde da distância, com 1min01s33. O recorde anterior era de 1min02s44, já durava quase cinco anos e pertencia a Adriana Jussara Dutra.
Natação
No primeiro dia de disputas da natação, na piscina do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, destaque para o mineiro Filipe Esteves, do Praia Clube. O nadador conquistou dois ouros pela manhã (100m peito SB12 e 100m borboleta S12). No turno vespertino, o jovem de 24 anos ainda faturou mais dois ouros (50m livre e 400m livre) e uma prata nos 200m medley. Neste domingo ele ainda pulará na água para brigar nos 100m costas e 100m livre.
Filipe fez parte da delegação que representou o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no ano passado. No Canadá, conquistou duas pratas: nos 50m e nos 100m livre S12. No fim deste mês, no Open Internacional Caixa Loterias de Natação (evento-teste), no Rio de Janeiro, ele nadará as mesmas provas e tentará melhorar suas marcas para, quem sabe, garantir um lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
""""São poucas vagas para Seleção de Natação nos Jogos, mas quero muito fazer parte da equipe. Estou focado nisso"""" , comentou nadador, que tem baixa visão por causa de uma toxoplasmose da mãe durante a sua gestação.
Halterofilismo
No halterofilismo, a manhã deste sábado foi reservada para a disputa da categoria masculina até 72kg. Dezessete atletas lutaram pelo pódio, mas quem se deu melhor foi Ezequiel Souza Correia, que levou o ouro após levantar 151kg. Completaram o pódio Walter de Oliveira Filho, com 145kg, e Marcos Antônio de Macedo, com 130kg.
Na tarde deste sábado as provas continuaram. Destaque para a categoria masculina até 97kg que teve quebra de recorde brasileiro júnior. Mateus Silva foi o responsável pelo feito ao levantar 170kg """" - ele faturou o ouro. A prata ficou com Denilson de Souza (150kg) e o bronze com Dirceu Santana (146kg).
As provas das três modalidades seguem na manhã de domingo.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
As equipes de halterofilismo e de natação têm patrocínio da Caixa Loterias.
Serviço
Circuito Caixa Loterias """" - etapa Centro/Leste
Halterofilismo
Data: 1 a 3 de abril
Local: Centro de Capacitação Física (CECAF) """" - Setor Policial Sul QD 4, Lt 5
Horário: Sexta e sábado, das 10h às 12h e das 16h às 18h, e domingo, das 10h às 12h
Natação
Data: 2 e 3 de abril
Local: Centro de Capacitação Física (CECAF) """" - Setor Policial Sul QD 4, Lt 5
Horário: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
Atletismo
Data: 2 e 3 de abril
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF) """" - SGAS 908 """" - Módulo 25/26 """" - Asa Sul
Horário: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro