Aguarde...

Ensino & Pesquisa

Ensino & Pesquisa

17 de Outubro de 2019

Comitê de Ética em Pesquisa CEJAM completa um ano com metas atingidas

O CEJAM carrega em sua história o incentivo à pesquisa e à produção científica, tendo colecionado, ao longo de 28 anos, participações em simpósios e congressos, realização de reuniões científicas, capacitações técnicas, entre outros. Nesse sentido, um dos principais marcos da Instituição foi a criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que completa um ano nesta quinta-feira (17). 

O CEP CEJAM tem como objetivo identificar, analisar e avaliar as implicações éticas em pesquisas científicas que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, visando a observância das Normas Éticas na defesa dos direitos dos envolvidos em tais pesquisas.

De janeiro a setembro de 2019, 12 pesquisas foram submetidas à apreciação do CEP CEJAM, representando o alcance da meta anual estabelecida pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Tais metas foram apresentadas em encontro de celebração de 1 ano do Comitê, realizada na sede administrativa do CEJAM, em São Paulo. 

Durante o encontro, foi apresentado vídeo com depoimento de Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memorian), superintendente do CEJAM, a respeito da importância do Comitê de Ética em Pesquisa e das conquistas recentes da Instituição na área científica. Em seguida, o CEO do CEJAM, Ademir Medina, prestigiou a ocasião e parabenizou aos membros pelo alcance da meta. 

Além disso, o coordenador do CEP CEJAM, Prof. Dr. Mario Santoro Júnior, realizou a abertura do encontro apresentando resumo dos trabalhos submetidos ao Comitê. O gerente técnico regional Abel Menezes e Dra. Ana Maria da Cruz também participaram do encontro e realizaram avaliação de projetos de pesquisa e relatoria. 

Atualmente, o Comitê conta com membros como médicos, enfermeiros, advogados, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros profissionais de áreas multidisciplinares.

Saiba mais sobre o CEP CEJAM: https://cejam.org.br/o-cejam/comite-de-etica-em-pesquisa

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Ensino & Pesquisa São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!