Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Radar CEJAM

Radar CEJAM

11 de Novembro de 2022

Comitê de Ética em Pesquisa do CEJAM celebra 4 anos de contribuição com a ciência

Em comemoração aos 4 anos de seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o CEJAM reuniu, nesta quinta-feira (10), na sede da instituição, seus representantes para discutir a importância do fazer ciência com base em princípios.

O comitê, composto por profissionais multidisciplinares, avalia de forma voluntária trabalhos acadêmicos desenvolvidos no país. Assim, diferentes profissionais colaboram para a construção de um cenário científico mais justo à sociedade brasileira.

“O nosso papel é proteger o participante de pesquisa. Então, projetos do próprio CEJAM e de outras instituições, colocados na Plataforma Brasil, são repassados para diferentes comitês de éticas e o CEP-CEJAM é um deles. Se toda a documentação do pesquisador está correta, o projeto é repassado para avaliação”, explicou Mário Santoro Júnior, médico pediatra e coordenador do CEP-CEJAM.

O CEP-CEJAM é vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A ideia de constituir o comitê surgiu do Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memorian), então superintendente do CEJAM.

“Os comitês de ética têm importância fundamental para a pesquisa. Com a velocidade com que as informações se propagam, que os conhecimentos são gerados, principalmente na saúde, é fundamental que exista algum órgão capaz de controlar os exageros, aquilo que possa expor a sociedade ou indivíduo da pesquisa a riscos desnecessários, por exemplo”, reiterou Rogério Gentil Bellot, biomédico e coordenador adjunto do CEP-CEJAM.

O comitê trabalha a partir de observações derivadas de pareceristas, colegiados e representantes do usuário, que buscam, por sua vez, contribuir com ideias não técnicas e a partir de um olhar da sociedade como um todo, permitindo uma conclusão completa perante as aprovações dos estudos.

Ao todo, já foram 150 trabalhos avaliados pela banca, sendo 39 deles durante o ano de 2022. Os voluntários examinam desde projetos de iniciação científica, artigos e TCCs desenvolvidos em universidades, até estudos realizados por empresas. “Os membros engrandecem a nossa instituição e colaboram para o nosso crescimento também”, destacou a gerente corporativa do CEJAM, Floriza Mendes.

Outro motivo de comemoração durante o evento foi a renovação do registro do comitê pela Conep, o que permitirá que o trabalho da equipe seja desenvolvido por mais três anos.

Além disso, o momento também contou com o lançamento do curso EAD “Capacitação de Ética em Pesquisa/CEP-CEJAM”, desenvolvido em parceria com a Escola CEJAM. A formação é gratuita e pode ser acessada pelo site: www.escolacejam.com.br/capacitacao-em-cep.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Institucional CEP

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!