Aguarde...

10 de Agosto de 2016

Confira os destaques do primeiro dia do 5º Simpósio Científico Internacional CEJAM

Diversos profissionais de saúde e autoridades estiveram presentes nesta terça-feira (09/08) no auditório do Hospital Albert Einstein, para o primeiro dia do 5º Simpósio Científico Internacional CEJAM. Com o tema “Ciência, Inovação e Segurança na Prática Assistencial”, o primeiro dia do evento foi marcado por palestras e debates com renomados especialistas sobre temas de atenção à urgência e emergência e de atenção hospitalar.

Para iniciar as atividades do dia, a mesa de abertura contou com a presença do Superintendente do CEJAM, Dr Fernando Proença de Gouvêa, dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, e de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis. “O CEJAM está entre nossos grandes parceiros, reconhecido pela qualidade em seus serviços como o Hospital Dia Rede Hora Certa e o Hospital do M’Boi Mirim, mas também pela sua proximidade com a população, representada pelo conselho gestor”, destacou Padilha.

Dr. Carlos Alberto Guglielmi Eid, da SMS de São Paulo, mediou a segunda mesa, na qual a Prof. Dra. Marisa Amaro Malvésio, consultora técnica da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, trouxe um panorama da atual situação da urgência e emergência no Brasil. “Nossa estrutura está buscando inovações para implantar no sistema. Para chegar a resultados melhores, não há uma solução única. O grande desafio é tornar o atendimento oportuno e qualificado”, disse.

Em seguida, Dr. Eduardo Fernando de Souza, do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, mediou a mesa composta pelo presidente do Simpósio, Sergio Dias Martuchi e pelos doutores Augustí Ruiz Caballero, do Instituto de Estudos Médicos de Barcelona e Bartô Nascimento, do Sunny Brook Hospital de Toronto, que destacaram o modelo de atendimento às urgências e emergências em seus países. “O trabalho em equipe é fundamental no trabalho de urgência e emergência”, ressaltou Augustí.

Atualização em protocolos clínicos: sepse, trauma e cardio foi o tema da mesa moderada pelo Dr. Alfredo Colleti, do CEJAM. O pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, Dr. Helio Penna falou sobre as novas técnicas e recursos de ressuscitação cardiopulmonar. Dentre as novidades, o palestrante destacou o estabelecimento dos times de reposta rapida, que visam reforçar a prevenção e vgilancia dos casos de parada cardiorespiratória.

O médico também falou sobre o que há de novo no suporte básico de vida, como a organização de equipes formadas por pessoas treinadas para que o atendimento seja adequado. “é importante incorporar a diretriz, não apena conhecer. Além disso, é preciso treinar, treinar e treinar os profissionais e a população”, ressalta Penna.

Logo após o almoço, a Cia. Trem Bão de Teatro e Música exibiu a comédia “Dona Comilene – A Gulosa Exagerada”, trazendo à cena a discussão sobre alimentação saudável. Em seguida, a gerente de enfermagem do Hospital Beneficêcia Portuguesa, Dra Cristina Satoko Misoi, apresentou cases de redução de hora extra, aplicação do lean six sigma, redução do tempo para utilização dos quartos de internação e a otimização dos leitos das unidades de terapia intensiva com o objetivo de conter despesas excessivas e melhorar a qualidade do atendimento.

Na sequência, os doutores Márcio Viçoso (Hospital Evandro Freire, Rio de Janeiro), Wether Brunow (Hospital das Clínicas) e Helenice de Paula (Servidor Estadual) compartilharam suas experiências exitosas na UTI adulto, pediátrica e neonatal. Foram expostos casos que surgiram a partir da percepção de um problema e de uma solução criativa, sem necessariamente demandar recursos onerosos.

A segurança do paciente, qualidade e processos de acreditação também foram assuntos nesta edição. Moderada pela Dra Adriana Giorgetti do Grupode Resgate e Atendimento  às Urgências, a mesa discutiu como a interação entre a segurança do paciente, o ambiente em que ele se hospeda e a administração é fundamental para que tenhamos uma assistência livre de danos.

Para finalizar a programação do dia, profissionais do Hospital M Boi Mirim, Hospital Sabará, Albert Einstein e do CEJAM promoveram uma reflexão sobre o papel de uma Assistência Hospitalar diferenciada, apresentando três diferentes ângulos de uma prática assistencial direcionada à necessidade da criança e suas particularidades, à gestante e ao trabalho de parto e a assistência ao idoso, que traz em si, o desafio da desospitalização.

Fonte: Felipe Nascimento e Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.