Aguarde...

Saúde

Saúde

12 de Maio de 2023

Cuidado que transforma: CEJAM celebra o Dia da Enfermagem com histórias de dedicação e amor ao próximo

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data de reconhecimento e homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado e à saúde da população. Como parte das comemorações, o CEJAM realizou conversas inspiradoras com seus colaboradores, buscando compreender a importância da enfermagem em suas vidas e no cotidiano de trabalho.

Vocação para cuidar

Juliana Zangirolami Noronha, de 40 anos, tem uma jornada de 17 anos no CEJAM e sua história é marcada por uma profunda conexão com a enfermagem. Como Supervisora Técnica de Saúde na AMA/UBS Parque Novo Santo Amaro, Juliana traz consigo uma dedicação constante em oferecer assistência de qualidade aos pacientes.

Para ela, ser enfermeira é desafiador, mas extremamente gratificante. Sua maior realização é poder acolher e cuidar de pessoas desconhecidas, contribuindo para que alcancem uma melhor qualidade de vida. Ela vê sua profissão como um verdadeiro chamado para se dedicar ao bem-estar do próximo.

Além disso, Juliana destaca algumas habilidades e qualidades essenciais para o sucesso na área. “É preciso desenvolver empatia, ser um bom ouvinte e ter resistência física e mental para lidar com as demandas diárias”.

Durante sua carreira, a profissional vivenciou uma história marcante. Há cerca de 10 anos, ela cuidou de um jovem paciente diagnosticado com tuberculose peritonial. Apesar dos desafios enfrentados durante o tratamento, um vínculo especial foi estabelecido entre eles. Infelizmente, dois meses após a conclusão do tratamento, o paciente foi assassinado após ter sua moto roubada. Juliana e sua equipe mantiveram contato com os familiares do paciente, que até hoje expressam gratidão pelo tratamento fornecido.

Essa experiência ressalta ainda mais a importância do papel dos profissionais de enfermagem, que além de cuidarem da saúde física, também oferecem suporte emocional e conforto às pessoas em momentos difíceis.

Uma jornada de crescimento

Luciana Carvalho, de 45 anos, atualmente gerente na UBS Parque do Engenho II, possui uma história marcante de crescimento na instituição. Iniciando como Auxiliar de Enfermagem, ao longo dos anos ela progrediu para posições de maior responsabilidade. Sua trajetória profissional é uma fonte constante de motivação, que a impulsiona a buscar aprimoramento contínuo.

Para Luciana, responsabilidade, compromisso, habilidade para se relacionar com pessoas e empatia são qualidades fundamentais para o sucesso na enfermagem. "Poder conhecer histórias que me inspiram a ser melhor a cada dia é um privilégio e uma motivação constante", afirma.

Quanto ao equilíbrio entre as demandas do trabalho e o autocuidado, Luciana compartilha suas estratégias pessoais. Ela encontra fortalecimento no ambiente familiar, cercada de amor e apoio, e busca momentos de descanso e lazer, como planejar viagens, ler livros e ouvir músicas.

Cuidando com amor

Aidano Roberto de Matos, técnico de enfermagem na Unidade de Saúde da Família (USF) - Jardim Planalto, em Mogi das Cruzes, compartilha sua visão sobre a profissão com entusiasmo.

Com 40 anos de idade e mais de 10 anos de atuação na instituição, ele destaca a importância de poder contribuir para a reabilitação e promoção da saúde física e mental dos pacientes. Segundo Aidano, é um verdadeiro privilégio poder aliviar um pouco da dor das pessoas sob seus cuidados, muitas vezes apenas por meio de uma conversa.

Para ele, gostar do que faz e ter empatia são qualidades fundamentais como profissional de enfermagem. Aidano também compartilhou uma história emocionante que acompanhou ao longo dos anos. Desde a infância, quando realizou vacinações, até um atendimento de planejamento familiar anos depois, ele testemunhou o crescimento e a jornada de uma paciente.

O reencontro com essa paciente foi verdadeiramente emocionante para ele, pois pôde ver o impacto positivo de seu trabalho ao longo do tempo. Essa experiência, segundo ele, "reforça o vínculo entre os profissionais e os pacientes, mostrando a importância de nosso papel ao longo das diferentes fases da vida das pessoas”, finaliza.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!