Aguarde...

13 de Abril de 2016

Desafio Mais Saúde na Cidade exibe mais de 400 trabalhos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta segunda (11) e terça-feira (12), no Palácio do Anhembi, a mostra de experiências da Atenção Básica dentro do “Desafio Mais Saúde na Cidade”. Mais de 400 trabalhos, elaborados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de toda a Capital, foram exibidos publicamente. “Foi uma surpresa muito agradável termos tomado contato com 413 trabalhos que abarcam ideias para resolver problemas de um universo tão amplo e importante”, disse Alexandre Padilha, secretário municipal da Saúde.

O “Desafio Mais saúde na Cidade” visa a estimular, mobilizar, identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos da Atenção Básica de saúde, na Capital, sob orientação de novas diretrizes da SMS, com base na política Nacional da Atenção Básica e na política Nacional e Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de 400 pessoas, representando UBS de toda a cidade, estiveram no Auditório Elis Regina do Palácio das Convenções do Anhembi. Foram múltiplos os desafios e as saídas encontradas pelas unidades para melhorar a saúde em São Paulo. Os trabalhos contemplaram projetos em modalidades relacionadas a avanços na consolidação dos atributos da Atenção Básica Primaria: acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado; promoção de saúde; resultados epidemiológicos no território de abrangência da UBS.

Padilha destacou a variedade de temas como os relativos ao acolhimento à população migrante, os cuidados com idosos, o uso racional de medicamentos e melhorias relativas à agenda de atendimento. “Também me chamou a atenção os trabalhos relativos a um grave problema, que é a obesidade. Já outros abordaram o alcoolismo e o desafio de sair dos muros da UBS para chegar mais perto da população e levar mais saúde para a cidade”, disse o secretário.

Rejane Calixto Gonçalves, coordenadora da Atenção Básica, frisou a importância da intervenção concreta em muitos trabalhos apresentados pelas UBS. “As pessoas sistematizaram suas experiências, elaboraram outros desafios e melhoraram aqueles que já vinham sendo trabalhados em cada unidade. Com isso já sentimos a população, os trabalhadores mais satisfeitos. Melhorou o atendimento dos pacientes”, disse Rejane. Como exemplo, a coordenadora apontou a elevação na detecção de hipertensos. “Ela (detecção) existe porque a unidade está fazendo buscas ativas de pacientes em seu território”, afirmou.

Em setembro – próxima etapa do “Desafio Mais saúde na Cidade” – haverá novo encontro onde serão exibidos resultados mais definitivos das intervenções feitas. Em outubro será realizada avaliação pela Comissão de Avaliadora dos projetos. A divulgação dos resultados e premiação dos trabalhos ocorrerá em dezembro.

Confira os desafios aqui.

Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.