Aguarde...

Na Mídia

Na Mídia

03 de Junho de 2019

Dia Mundial sem Tabaco: CEJAM oferece tratamento gratuito com abordagem cognitiva e comportamental

Aqueles que lutam diariamente para abandonar o vício do cigarro podem participar de atividades de tratamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), localizadas nas regiões do Capão Redondo e Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. As 30 UBSs distribuídas nos dois distritos promovem atividades regulares sobre tabagismo e já trataram milhares de fumantes, desde 2013.

Os encontros são realizados semanalmente em grupos e contam com uma abordagem cognitiva e comportamental, com foco no desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras de recaídas ao fumo. Ao ingressar no programa de tratamento em uma UBS credenciada, o fumante passa por uma consulta de avaliação clínica a respeito do relato de sua história em relação ao tabagismo, além da avaliação do seu grau de motivação e nível de dependência. Cada grupo tem periodicidade trimestral.

Os grupos estão estruturados em quatro sessões no primeiro mês, que ocorrem semanalmente, cada uma com um tema específico relacionado ao tabagismo. Abaixo, seguem os assuntos abordados durante cada encontro:

1ª. sessão: Entender por que se fuma e como isso afeta a sua saúde
2ª. sessão: Os primeiros dias sem fumar
3ª. sessão: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
4ª. sessão: Benefícios obtidos após parar de fumar

Já no segundo mês de tratamento as sessões são quinzenais e no terceiro, mensais. As ações do programa de combate ao tabagismo nas unidades gerenciadas pelo CEJAM contam com apoio multidisciplinar de enfermeiros, médicos, farmacêuticos, dentistas, além de outros profissionais.

“Fumar é um comportamento extremamente reforçado diariamente. A abordagem cognitiva e comportamental é um modelo de intervenção centrado na mudança de crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar. Desta maneira, não visa apenas parar de fumar, mas principalmente a manutenção da abstinência”, afirma Luciana Squitino, farmacêutica e interlocutora de um dos grupos de combate ao tabagismo em unidades de saúde.

Atividades complementares também ocorrem para incrementar o combate ao fumo, como a confecção de cofres para guardar o dinheiro economizado que antes era usado para compra de cigarros; entrega de diplomas para os usuários que concluíram o programa de tratamento, dia de resgate do prazer gustativo, confecção de kit fissura, que auxilia os participantes nos momentos de abstinência da substância, dinâmicas em grupo, entre outras.

A lista de unidades de saúde da região pode ser consultada no portal CEJAM.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Máquina

CEJAM na Mídia Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!