Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

10 de Fevereiro de 2023

Emoção, sorrisos e boas lembranças marcam a cerimônia de homenagem a Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Nesta quinta-feira (9), o CEJAM, em parceria com o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), realizou uma homenagem póstuma ao médico e fundador da instituição, Dr. Fernando Proença de Gouvêa - sinônimo de humanização dos cuidados em saúde e exemplo de compaixão ao próximo.

A cerimônia aconteceu no auditório Suzana Colombi, na sede da organização, e foi marcada pelo descerramento da placa em homenagem ao Dr. Proença, além de um vídeo que relembrou a sua trajetória de dedicação à saúde pública.

Participaram do evento o CEO do CEJAM, Ademir Medina; a diretora-presidente, Dra. Janete Maculevicius; o presidente do Ibross, Dr. Flavio Clemente Deulefeu; a esposa do Dr. Proença, Dra. Silvia Pimentel, além de amigos, colaboradores e conselheiros gestores.

Falecido em 2019, aos 90 anos, o médico pediatra - fundador e superintendente do CEJAM - foi símbolo de uma liderança desbravadora, acessível e participativa, que protagonizou a transformação da saúde dos moradores da região do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo.

Na oportunidade, os presentes recordaram a personalidade única e genuína do médico. “Tem pessoas que a gente conhece e sabe que são diferentes e o Dr. Proença tinha essa qualidade. Enquanto um líder máximo, ele possuía a capacidade de motivar as pessoas e tentar levá-las ao seu propósito", ressaltou Dr. Flavio Deulefeu.

O CEO do CEJAM, Ademir Medina, enalteceu o legado deixado pelo eterno superintendente da instituição. “Todo dia ele é lembrado e todas as sementes que ele plantou ao longo de sua trajetória são colhidas hoje no CEJAM”, afirmou.

Na gestão ou na assistência, Dr. Proença foi um dos maiores defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. “Ele é um exemplo de uma pessoa séria, que deu a vida para a saúde pública e para a população de modo geral, em todos os momentos”, enfatizou Dra. Janete.

No momento do descerramento da placa, o presidente do Ibross, Dr. Flavio Deulefeu, destacou a frase que representava a essência do que o Dr. Proença mais acreditava. “Temos que oferecer à população carente a mesma qualidade dos serviços de saúde dos melhores hospitais.”

“Essa frase era recorrente para o Fernando, ele me dizia muitas e muitas vezes. Fiquei emocionada”, contou Dra. Silvia Pimentel.

Trajetória de sucesso

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na turma de 1955, Dr. Fernando Proença de Gouvêa teve uma trajetória voltada à dedicação à saúde pública, em grande parte herdada de seu pai, Dr. Ignácio Proença de Gouvêa.

Ao longo de sua carreira, atuou como Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, em duas administrações, além de Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foi diretor de unidades hospitalares da rede pública e esteve à frente do Instituto da Criança durante quase 10 anos.

Em 1991, idealizou o CEJAM, junto com os médicos Dr. João Amorim e Dr. José Aristodemo Pinotti, sendo o segundo Diretor-Presidente da história da instituição e grande líder, responsável pela transição da área de atuação de Saúde da Mulher para a Gestão de Saúde Populacional e Responsabilidade Socioambiental.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Ibross

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!