Aguarde...

Saúde

Saúde

11 de Abril de 2023

Especialista do CEJAM dá 5 dicas para evitar problemas decorrentes da falta de higiene em casa

Foto: Freepik

Assunto em alta na mídia nesta semana, a falta de cuidados com a higiene, observada entre participantes do programa Big Brother Brasil, pode causar sérios problemas de saúde.

Conforme o infectologista José Pozza, que atua no Hospital Municipal Evandro Freire, gerido pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, descuidos relacionados aos hábitos diários, como ao tomar banho, escovar os dentes ou preparar alimentos, podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias no ambiente doméstico, colocando em risco a saúde de todos que dividem o espaço.

O especialista destaca que, por serem atividades corriqueiras, muitas vezes, as pessoas acabam não dando a devida atenção, por exemplo, à forma como armazenam as escovas de dente ou higienizam talheres e louças, sem perceberem as consequências disso.

“Quando as bactérias ou fungos se proliferam em um ambiente ou objeto de uso rotineiro, aumenta o risco de problemas de saúde, como gastroenterite e quadros respiratórios, com diferentes graus de acometimento, desde doença leve até infecções graves”, reitera.

Dessa forma, o médico destaca, a seguir, 5 dicas para evitar cometer esses erros em casa.

1 - No banho

O banheiro já é, naturalmente, o lugar mais úmido da casa. Mantê-lo bem arejado é parte do cuidado para evitar a proliferação de fungos e bactérias, conforme explica o infectologista.

Além de retirar o excesso de água da área do box e higienizar as superfícies periodicamente, Dr. Pozza orienta para a importância do uso de toalhas individuais. “Toalhas de banho nunca devem ser compartilhadas, nem mesmo entre pessoas da mesma família”, reforça.

Outro cuidado importante é o de não deixar a toalha úmida na cama ou no próprio banheiro. O especialista salienta que as toalhas só devem permanecer no banheiro durante o banho, sendo prontamente estendidas para que sequem completamente, além de efetuar a troca constante. Dar descarga com a tampa do vaso aberta pode gerar suspensão de microrganismos no ar que, ao entrar em contato com a tolha, podem se alojar na mesma.

2 - Ao escovar os dentes

A escova é um objeto perfeito para o desenvolvimento de bactérias. Nesse sentido, o médico reforça que a escova deve ser trocada a cada 3 meses, além de higienizá-la depois da escovação, para evitar que fiquem restos de alimentos presos nas cerdas. As escovas são de uso pessoal, não indicado o seu compartilhamento. Guardar em posição vertical favorece a secagem mais rápida das cerdas. Outra dica, é colocá-la em solução de enxaguante bucal uma vez na semana, por 15 a 20 minutos.

3 - Preparando refeições

Dr. Pozza orienta que os alimentos sejam preparados em um ambiente higienizado, observando a troca da faca e da tábua ao manusear carnes e legumes. “Use utensílios diferentes para evitar a contaminação de um alimento para o outro.”

Além disso, é importante lavar bem os alimentos que forem utilizados para cada refeição, sobretudo quando consumidos crus, como hortaliças e frutas, por exemplo. Um grande grupo de doenças é transmitido através da ingestão de vírus ou parasitas presentes em água ou alimentos contaminados. Uma estratégia de desinfecção muito utilizada é o emprego de germicidas em pastilha ou gotas.

Por fim, talheres, pratos e copos nunca devem ser compartilhados, segundo o infectologista. Sempre lembrar que a higienização das mãos é fator fundamental para evitar a transmissão de doenças.

4 - Ao dormir

“A cama é um ambiente que favorece a proliferação de bactérias e ácaros, podendo causar problemas respiratórios, dermatológicos, entre outros”, afirma o especialista.

Sua orientação é manter o quarto ventilado, realizar a aspiração do chão todos os dias e trocar a roupa de cama periodicamente. Além disso, travesseiros, assim como os demais objetos pessoais, não devem ser compartilhados.

Quando presentes, devemos nos atentar para a lavagem frequente de tapetes, cortinas e outros objetos que possam ser fonte de acúmulo de ácaros.

5 - Unhas e pés

Um dos alertas da Secretaria da Saúde sobre os hábitos ruins dos participantes do BBB foi em relação às unhas, sobretudo dos pés. É muito importante o cuidado com o corte da unha, proteção da cutícula e manutenção periódica de unhas artificiais.

O infectologista destaca que é importante preservar os acessórios de unha, mantendo-os higienizados e de uso exclusivo. Compartilhar lixas e alicates pode causar doenças graves.

“Além disso, unhas são ambientes propícios à proliferação de fungos, portanto, é fundamental manter a higiene diária, além de garantir que estejam bem secas antes de usar sapatos fechados”, finaliza.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!