Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Bem Viver

Bem Viver

09 de Setembro de 2016

Formatura do Grupo de Alfabetização do PAI emociona convidados

“Não se pode falar de educação sem amor”. A frase de Paulo Freire retrata o momento vivido por um grupo de 18 idosos atendidos pela UBS Integral Vera Cruz e acompanhados pelo PAI – Programa Acompanhante de Idosos. Nesta quinta-feira (08/09), a turma celebrou a colação de grau dos participantes do grupo de alfabetização. O evento contou com a presença do Superintendente Dr. Fernando Proença e do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alexandre Padilha e Dra. Tânia Zogbi, Coordenadora Regional de Saúde Sul.

A iniciativa partiu da ideia de um dos acompanhantes sensibilizado com a dificuldade de alguns dos idosos em escrever o próprio nome. A ideia foi recebida com entusiasmo pela coordenadora do PAI Sandra Lia de Almeida Leite  que, elaborou todo o projeto, em seguida, contou com a colaboração de Ana Maria, uma outra companhante, formada em pedagogia.

"Este é um bom exemplo do que é fazer mais do que é previsto ser feito. Esta iniciativa vai além da saúde e da educação, é um verdadeiro resgate da cidadania. Estes idosos são exemplos de persistência. Na vida é preciso sonhar e fazer”, destacou Tânia.

Relembrando o inicio da luta pela construção da Unidade, Dr. Fernando Proença falou sobre a participação da comunidade nas ações promovidas pelos profissionais. Já Dr. Alexandre Padilha, enfatizou a importância de multiplicar tais ações e como o envelhecimento da população irá impactar a saúde.

Já a coordenadora Sandra enfatizou que durante os vários meses de curso, a escuta e perseverança foram fundamentais para incentivar a equipe, motivar os idosos a jamais desistirem, e concluiu com uma frase de  Socrates:  “Uma vida sem desafios não vale ser vivida” e que não vamos parar por aqui, “Temos muito mais ainda a fazer para empoderar esta população que cresce em ritmo acelerado".

Na sequencia, 11 idosos receberam seus diplomas. O coral da UBS Jardim Paranapanema animou o evento, com sua apresentação musical.

"Eles só precisam de amor, carinho e paciência". A partir disso conseguem tudo, concluiu a acompanhante de Idosos, Ana Maria. 

Confira os melhores momentos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1093097667438949.1073742038.101091073306285&type=3 

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!