Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

12 de Fevereiro de 2015

Gestores da coordenadoria Sul participam de reunião com Secretário de Saúde de São Paulo

Nesta quarta-feira (11/2) cerca de 200 gestores e supervisores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) compareceram à reunião de trabalho realizada no auditório da Universidade de Santo Amaro (Unisa). O secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr., a coordenadora da Atenção Básica, Rejane Calixto Gonçalves, e a coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, Tânia Zogbi Sahyoun, junto com os cinco supervisores técnicos de Saúde da região, dialogaram sobre os documentos norteadores da Atenção Básica no município.

Os gerentes compartilharam suas experiências exitosas em relação a rotinas comuns a todos. Os profissionais também levantaram questões sobre flexibilidade de agendamento, metas, diretrizes de atendimento, elaboração de manual para profissional de enfermagem, entre outros temas.

De acordo com Tânia, essa reunião representa mais um passo dado para ir ao encontro da melhoria do acesso com qualidade ao usuário. “Temos trabalhado há algum tempo, há mais de um ano para discutir isso com as unidades, com os gerentes sobre a qualidade do acesso, sobre a ampliação de acesso ao usuário. E hoje a gente culmina nessa discussão que terá, obviamente, continuidade, mas com a presença do secretário, que é muito importante nessa relação direta com os gerentes das unidades”, disse a coordenadora da CRS-Sul.

Para Zuleide Augusto, gerente da UBS Jardim Miriam Manoel Soares de Oliveira, a discussão a cerca desses documentos norteadores, lançados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ajudar a todos os profissionais a direcionar as atividades que eles realizam no dia a dia com mais competência. “Isso para o usuário vai ser muito bom, porque ele vai ser acolhido de uma forma diferente, ele vai ter um lado mais humanizado onde a unidade vai poder trabalhar com ele de uma forma compactuada com outras gestões e isso é muito legal”, afirmou Zuleide.

Filippi destacou que foi feita um licitação e foram contratadas empresas para realizar a padronização da comunicação visual de todas as unidades a partir de março. “Isso inclui as placas de identificação, material de comunicação visual interna. Estamos tentando fazer isso com o mobiliário, pelo menos o da recepção, para ter acomodação para um acolhimento que estamos tentando fazer, uniforme e crachá para os profissionais”, comentou o secretário.

Fortalecendo a Atenção Básica no município

O primeiro evento sobre o tema, intitulado “Fortalecendo a Atenção Básica em São Paulo”, ocorreu no Auditório Elis Regina, no Palácio de Convenções Anhembi (zona Norte), em 28 de janeiro e reuniu mais de 700 pessoas. O objetivo é que as reuniões sejam realizadas mensalmente.

Na ocasião foram lançados e apresentados aos gerentes das UBS, aos conselheiros municipais e aos supervisores de Saúde, dois documentos que direcionarão o trabalho a ser desenvolvido em 2015. Trata-se da primeira versão a ser atualizada após ajustes realizados junto a esses trabalhadores da Saúde.

Em um dos documentos há Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica. O objetivo é aprofundar os vínculos de compromisso e corresponsabilidade entre todos os gestores e trabalhadores que compõem a SMS e a população do município de São Paulo. 

Já no documento intitulado Diretrizes Operacionais há instrumentos que norteiam o trabalho nas UBS, com o objetivo de padronizar as ações na rede básica, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada território.

Foto: Edson Hatakeyama

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!