Aguarde...

Parto Seguro

Parto Seguro

30 de Maio de 2019

Hospitais com Programa Parto Seguro, gerenciado pelo CEJAM, são contemplados com selo de ouro do SINASC

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), no Theatro Municipal, a 10ª edição da entrega do Selo SINASC, iniciativa que reconhece o trabalho realizado por hospitais, maternidades e casas de parto (públicos e privados) no aprimoramento da coleta de informações sobre os nascidos vivos no município. Todos os hospitais com o Programa Parto Seguro, gerenciado pelo CEJAM, foram contemplados com o selo de ouro na cerimônia de premiação. São eles: 

- Hospital do Servidor Público Municipal

- Hospital Municipal Campo Limpo - Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha

- Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa

- Hospital Municipal Prof. Dr. Mário Degni

- Hospital Municipal Dr. Alípio Corrêa Netto

- Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula

- Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha

- Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria

- Hospital Municipal Tide Setúbal 

 + Veja a relação completa das instituições premiadas.

O SINASC é o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos utilizado em todo o território nacional. O registro correto dos dados é primordial para orientar as políticas de saúde e indica, entre outras coisas, o número de partos cesáreos e prematuros em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares. O município registra, aproximadamente, 200 mil partos por ano, o que equivale a 17 mil nascimentos por mês.

Ao todo, 69 instituições que realizam partos na cidade foram incluídas na classificação, que leva em consideração dois itens: pontualidade, que diz respeito ao envio de todas as Declarações de Nascido Vivo (DN) emitidas pelo hospital até o dia 15 do mês seguinte ao nascimento dos bebês, e qualidade dos dados, que avalia se os formulários foram preenchidos de forma completa e correta pela instituição.

Desde a primeira premiação, em 2009, houve aumento significativo da proporção de hospitais que aprimoraram o processo de trabalho e obtiveram a certificação. Na primeira edição, 72,8% foram premiados enquanto neste ano esse número chegou a 95,6%. O percentual de instituições que conquistou o selo SINASC Ouro passou de 37,7% para 85,5%.

 

Foto: Edson Hatakeyama - ASCOM/SMS

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo

Parto Seguro São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!