Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

24 de Janeiro de 2020

Hospital Evandro Freire recebe novo tomógrafo e batiza auditório em homenagem a Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Hoje foi dia de comemorar duas conquistas especiais no Hospital Municipal Evandro Freire, gerenciado pelo CEJAM na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. 

Com visita do prefeito Marcelo Crivella, o #TimeCEJAM da unidade inaugurou um novo tomógrafo, além de comunicar o novo nome do Auditório do hospital, definido em homenagem a Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memoriam), fundador e superintendente do CEJAM e um dos maiores defensores do SUS no Brasil. 

Além do prefeito, estiveram presentes na inauguração o superintendente da Ilha do Governador, Joca Rezende, a Secretária da Saúde Ana Beatriz Busch,  o administrador regional, Marcio Pimenta e o diretor geral do hospital, Tiago Velloso. 

 

Sobre Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Nascido em 8 de junho de 1929 na cidade de São Paulo, Dr. Proença fez parte de uma família cuja trajetória se confunde com a história da saúde pública da cidade de São Paulo. Filho dos médicos Dra. Etelvina Pedroso de Gouvêa e Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, Dr. Fernando Proença fez da saúde pública a mais importante bandeira de sua vida.

Traçou uma carreira de sucesso passando por diversos equipamentos públicos: foi assistente de pediatria da FMUSP; coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do H.C/FMUSP; diretor executivo do Instituto da Criança do H.C/FMUSP, diretor do Pronto Socorro desta instituição. De 1991 a 1997, atuou como assessor responsável pelo controle de qualidade no Centro de Referência da Saúde da Mulher, de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI) do Hospital Pérola Byington. 

Em sua trajetória na vida pública, foi Secretário Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo por duas administrações; diretor do Hospital Municipal do Tatuapé; diretor do Hospital Municipal  Dr. Arthur Ribeiro de Saboya e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde. 

Mas o espírito sonhador e ousadia são ainda maiores que seu vasto currículo. Na gestão ou na assistência, foi um dos maiores defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Deixou sua marca de luta por onde passou, integrando e otimizando serviços, buscando oferecer o melhor para a população em situação de vulnerabilidade social. Seu lado humano ultrapassou limitações, tendo como principal objetivo cuidar de quem mais precisa. 

Com sua garra, determinação e expertise, em 1991 fundou o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM, instituição sem fins lucrativos que atualmente é responsável pelo gerenciamento de mais de 80 serviços públicos de saúde, nos municípios de São Paulo, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Embu das Artes, Cajamar e Campinas.  

Em 2001, adotou a região do Jardim Ângela, em São Paulo, e deu o pontapé inicial para a transformação da saúde na zona sul da capital. Um homem visionário, inovador e com uma vida totalmente dedicada em benefício da população, visando à preservação da saúde, à prevenção das doenças, ao tratamento e à reabilitação dos enfermos. 

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Hospital Municipal Evandro Freire Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!