Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Radar CEJAM

Radar CEJAM

10 de Outubro de 2023

III Jornada de Cuidados Paliativos discute práticas humanizadas no Complexo Hospitalar Municipal Evandro Freire

O desenvolvimento das práticas de Cuidados Paliativos, voltadas para pacientes em condições de ameaça à vida, tem ocupado as pautas de debate mundial, mobilizando profissionais dos diversos setores ligados à promoção da saúde. Assim também, mais uma vez neste ano, no complexo hospitalar municipal Evandro Freire, equipes das unidades e de outras instituições uniram-se na III Jornada de Cuidados Paliativos, com relatos e troca de experiências.

O evento foi realizado pelo Centro de Estudos do HMEF/CER Ilha e Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, dentro do programa de Educação Continuada, no dia 04/10, no auditório Dr. Fernando Proença de Gouvêa, na Ilha do Governador. Organizada pela Comissão de Cuidados Paliativos do HMEF/CER Ilha, a programação de palestras, com especialistas das unidades e convidados, ofereceu a abordagem multidisciplinar, como demanda o tema, orientada pelos pontos de vista que envolvem principalmente pacientes, seus familiares, cuidadores e profissionais responsáveis pela manutenção da saúde.

“Nosso foco central é o paciente e, por ele, nos mantemos firmes no propósito de entregar qualidade no atendimento. E estamos avançando, amadurecendo a cada passo no modelo de Gestão da Qualidade”, afirmou o diretor-geral do HMEF/CER Ilha, Tiago Velloso, sobre o engajamento da equipe multiprofissional nas demandas cada vez mais presentes de Cuidados Paliativos.

“Embora sejamos unidades de Urgência e Emergência, vimos a necessidade crescente de um cuidado mais centrado em pacientes portadores de doenças graves que ameacem a continuidade de vida. Os Cuidados Paliativos são uma resposta ativa e rigorosa aos problemas, combinando ciência e humanismo para proporcionar a máxima qualidade de vida possível aos pacientes e suas famílias”, disse a cirurgiã-dentista intensivista, Flávia Lobão, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do HMEF/CER Ilha, destacando o comprometimento das equipes de vários setores da consolidação dessas práticas.

Diferente do que popularmente sugerem, os Cuidados Paliativos não significam uma sentença de morte, mas têm a finalidade de aliviar o sofrimento dos pacientes, com práticas que possam proporcionar qualidade de vida de forma integral. O objetivo é melhorar suas condições clínicas, mantendo sua autonomia, sem dor, e também cuidar dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro Hospital Municipal Evandro Freire Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!