Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Radar CEJAM

Radar CEJAM

26 de Setembro de 2023

Instituto CEJAM reforça seus compromissos ambientais e promove plantação de árvores em unidades de saúde

Foto: Freepik

O tema ESG tem cada vez mais ganhado espaço nas corporações, e não seria diferente na área da saúde, que também é diretamente afetada pelos desafios ambientais, sociais e de governança em seu dia a dia. Nesse contexto, o Instituto CEJAM, responsável por coordenar ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM, vem reforçando o seu compromisso com o tema através de diversas ações.

"Entre as nossas principais iniciativas, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, eficiência hídrica e energética e criação de ambientes acolhedores e projetos socioambientais voltados para as comunidades próximas aos nossos serviços, abordando temas como agricultura urbana, arborização e promoção da reciclagem de resíduos", afirma Marceli Fradeschi, gerente de responsabilidade socioambiental do Instituto CEJAM.

A melhoria das etapas de gerenciamento de resíduos nas unidades de saúde sob a administração do CEJAM surgiu durante a pandemia, quando ficou evidente a necessidade de adotar práticas mais modernas na área. E, por se tratar de resíduos, todos os setores, colaboradores, terceiros e frequentadores dos serviços de saúde passaram a se engajar nesse processo.

"Nesse tempo, nós já observamos mudanças de hábitos e cultura em muitos de nossos colaboradores. Percebemos uma relação mais consciente com o setor de compras, optando por adquirir produtos que geram menos resíduos. Além disso, houve uma redução na quantidade de resíduos gerados, incluindo os infectantes, um aumento na separação dos resíduos recicláveis e redução da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários", ressalta a gerente.

Já para auxiliar a comunidade nesse sentido, o projeto “Devolva-me”, parte do programa CEJAM Recicla, tem permitido que as populações próximas das unidades de saúde também possam realizar o descarte correto de pilhas, eletroeletrônicos, películas de raio-x, óleo usado e esponja de cozinha.

Ademais, o Instituto vem trabalhando ativamente em seu pilar de eficiência energética. A Santa Casa de São Roque, gerenciada em parceria com a prefeitura local, já conta com um sistema de fornecimento de energia elétrica alimentado por fonte solar. Agora, o CEJAM anuncia que essa iniciativa será estendida a outras unidades de saúde públicas.

Durante o primeiro semestre de 2023, o CEJAM obteve a aprovação para mais dois projetos significativos na área da eficiência energética, em colaboração com a ENEL. Como resultado, o Hospital Geral de Carapicuíba e o AME Carapicuíba, que também são gerenciados pela instituição, serão beneficiados com a utilização de energia limpa.

"Com a implementação desse projeto, prevista para 2024, planejamos gerar energia suficiente para manter as unidades de saúde funcionando e fornecer energia limpa para a rede pública, contribuindo, assim, para a redução do consumo de energia proveniente de fontes mais poluentes", enfatiza Marceli.

Hortas comunitárias e plantação de árvores

Atualmente, o Instituto CEJAM também está comprometido com a manutenção e apoio de hortas comunitárias, que abrangem uma área total de 1.632 m², tanto de espaços internos como de externos das unidades de saúde e das comunidades adjacentes.

"Além de desempenharem um papel fundamental no combate à insegurança alimentar, essas hortas também funcionam como ferramentas para promover a saúde social, mental, nutricional e ambiental, por meio de experiências e oficinas educacionais que desenvolvemos", destaca Everton Tumilheiro, supervisor ambiental do Instituto CEJAM.

Fora esse compromisso, o Instituto assumiu ainda a responsabilidade de monitorar mais de 2 mil árvores. Assim como as hortas, essas árvores estão distribuídas em áreas internas e externas de várias unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM. “Nós reconhecemos a importância dessas árvores para a regulação do clima, qualidade do ar e captura de CO². Para nós, mantê-las em segurança também é uma prioridade”, complementa o supervisor ambiental.

Por isso, em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, cada unidade de saúde se comprometeu a aumentar esse número a partir da plantação de uma muda de árvore, com o apoio da equipe de Responsabilidade Ambiental do Instituto. Com a ação, mais de 100 novas árvores foram plantadas e passarão a ser parte do monitoramento.

“O plantio coletivo fez parte de um ato remoto, ou seja, cada unidade CEJAM, utilizando-se de uma plataforma de reunião online, compartilhou esse momento de modo online e simultâneo. Foi algo muito significativo para todos nós”, reitera Everton.

O ato foi realizado em parceria com as gestões municipais, praças, escolas e vias públicas, e o plantio foi conduzido por colaboradores, pacientes e parceiros, o que tornou o momento ainda mais especial. O objetivo central é contribuir ativamente para o aumento da cobertura vegetal nas regiões em que o CEJAM atua.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Responsabilidade Social

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!