O gaúcho Jovane Guissone (Asasepode/União) confirmou o seu favoritismo neste sábado, 13, no segundo dia de competição da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. No ginásio da Sociedade Esportiva Thalia, em Curitiba, ele fez a final da espada masculina A contra o anfitrião Sandro Colaço (ADFP) e venceu o combate por 15 a 11. Com a vitória, Guissone garantiu a sua terceira medalha de ouro na competição nacional.
Diante de um bom público, a decisão da espada masculina A foi acirrada. Colaço chegou a sair na frente, mas o campeão paralímpico da modalidade soube administrar o embate e de virada conseguiu a vitória. Para Jovane Guissone, o resultado positivo foi importante para ele realizar o seu objetivo, que é garantir os 100% de aproveitamento na capital paranaense.
(No primeiro dia eu já consegui dois ouros. Acabei de sair de uma final muito difícil contra o Sandro Colaço que é um colega meu de seleção brasileira e está no caminho certo para a disputa dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Agora é buscar mais dois ouros para garantir o meu melhor desempenho), disse o atleta, que ainda ganhou neste sábado no florete masculino B ao derrotar Vanderson Chaves por 15 a 3. No domingo, ele encerra a sua participação na disputa por equipes.
Aplaudido pela torcida local após a derrota, Sandro Colaço disse ter feito um bom combate e acredita estar melhorando a cada prova. (Todos que vieram me apoiar sabem que eu dei 110% do meu melhor. Acontece que a decisão foi contra o Jovane, um espadista em quem todos nós temos que nos espelhar), afirmou.
Na disputa do florete feminino, Mônica Santos (Asasepode/União) se reabilitou da derrota do primeiro dia quando foi eliminada na semifinal na espada. Sem perder um combate sequer neste sábado, ela venceu na decisão a colega de clube Rudineia Manica por 15 a 6.
(Foi importante para mim sair com essa vitória. Eu fiquei muito decepcionada na espada e essa conquista me dá motivação para a competição internacional que será em julho na Polônia), afirmou Mônica.
Na espada masculina C houve o confronto dos atletas da ACE. Andre Vasconcelos acabou superando Marco Melo por 15 a 12 e ficou em primeiro. Já no sabre masculino, modalidade incluída neste ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o paulista Alex Souza (ECP) passou na final pelo rival Derik Burbella (ADFP) por 15 a 2.
Serviço:
II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas
Data: 12 a 14 de junho
Local: Rua Comendador Araújo, 338 """" - Centro Curitiba (PR)
Horários: 9h às 17h (sexta-feira e sábado) e 9h às 12h (domingo)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro