Campeão paralímpico da espada B nos Jogos de Londres-2012, Jovane Guissone voltou a estar no pódio de um grande evento. Nesta quinta-feira, 17, ele disputou a mesma arma na qual brilhou há três anos e ficou com a medalha de prata na etapa de Sharjah (Emiradosàrabes Unidos) da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas.
Jovane foi superado apenas na decisão do torneio, que encerra o calendário internacional de 2015 da esgrima adaptada. A medalha de ouro ficou com o iraquiano Amar Ali, que o venceu por 15 a 9.
Na fase eliminatória, Jovane Guissone estreou com vitória sobre o esgrimista russo Alexander Kuzyokov, por 15 a 14. Logo em seguida, teve outro atleta da Rússia pela frente, desta vez Alexander Kurzin, a quem venceu por 15 a 4. Nas semifinais, a vítima do brasileiro foi o bielorruso Aliksei Sinkevich, superado por 15 a 8.
Outro brasileiro também esteve em ação em Sharjah. Sandro Colaço disputou a espada A, mas não avançou além da primeira fase de mata-mata. Ele foi eliminado pelo iraquiano Zainulabdeen Al-Madhkhoori, que o superou por 15 a 10. Com isso, Sandro encerrou a participação na disciplina com a 31ª colocação.
Os dois voltam a competir em Sharjah neste sábado, 19. Jovane Guissone tentará conquistar sua segunda medalha, mas desta no florete B. Sandro, por sua vez, disputará o florete A. A competição se encerra no domingo, 20, com a chave por equipes.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro