O nadador Matheus Rheine, da classe S11 (cego total), conquistou mais uma medalha para o Brasil no Mundial de Natação, em Glasgow, Escócia. O nadador ficou em segundo nos 400m livre e ficou com a prata. Esta foi a sétima para o país, sendo três de ouro e quatro de prata. Também foi a segunda do Matheus neste Mundial.
O brasileiro fechou a prova em 4min45s45 e ficou atrás de Bradley Snyder, dos Estados Unidos. O medalhista de ouro chegou a ser desqualificado da prova por um erro na virada dos 100m """" - o que deixava o título de campeão para Matheus -, mas a comissão americana conseguiu reverter a decisão com um protesto junto aos organizadores da prova.
Ainda que tenha ficado com o ouro por apenas alguns minutos, Matheus gostou da prova que fez e da forma que se comportou nos 400m da disputa.""""Acertei muita coisa que precisava acertar. Estávamos pensando em fazer 4min40s, cinco segundos abaixo do que deu, mas melhorei meu tempo em um segundo e fiquei muito feliz mesmo. Nado os 50m livre na sexta-feira e estou com uma boa expectativa. Meu tempo é de 27s22 e tem muita gente fazendo ali perto. O objetivo é chegar a 26s e poder brigar por medalha. Estou muito confiante"""" , disse o nadador.
Matheus ressaltou que treinou muito para este Mundial, e que a medalha foi resultado de uma série de fatores importantes.""""O resultado depende muito do treino, da alimentação, do descanso, de foco. Mas o principal, que me guia mesmo é a cabeça. Eu sei que dá para chegar porque confio em todo mundo que trabalha comigo. Os técnicos merecem tanto quanto eu"""" , concluiu.
Outros brasileiros pularam na piscina nesta tarde nas finais do segundo dia de competições do Mundial. Edênia Garcia ficou em quinto nos 50m livre S4, com 53s56; Roberto Alcalde terminou os 100m peito SB5 também no quinto posto, com 1min39s00; na disputa feminina da mesma prova, Paloma Sampaio fechou a distância em 2min01s95, no sexto lugar; na classe SB6, Fabiano Toledo ficou em sexto lugar nos 100m peito, com 1min31s66; nos 100m livre S9, Ruiter Silva (58s65) e Vanilton Nascimento (58s68) terminaram a final em sexto e sétimo, respectivamente; Regiane Nunes, da classe S11, concluiu os 400m livre em 5min55s28, na quinta colocação.
O Mundial Paralímpico de Natação conta com a participação de 571 atletas de 67 países e vale vaga para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. A delegação brasileira é formada por 23 nadadores. Na última edição da competição, em Montreal, em 2013, o Brasil ficou em sexto no quadro geral de medalhas, com 26 no total, sendo 11 de ouro, nove de prata e seis de bronze.
Convênio """" - Ministério do Esporte
A participação da Seleção Brasileira de Natação do Mundial de Glasgow é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Fotos em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/sets/72157655053690968
Acompanhe a cobertura pelas nossas redes sociais: Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), Twitter (@cpboficial), Instagram (ocpboficial), Periscope (@cpboficial) e Snapchat (cpboficial)
Transmissão ao vivo de todas as provas: www.cpb.org.br
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro