Aguarde...
29 de Abril de 2015
No dia 25 de março, foi instituído um Grupo de Trabalho Interministerial para discutir e implementar ações de qualificação da atenção à saúde da mulher com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir que o atendimento leve em consideração a peculiaridade de cada paciente. A equipe também deverá promover a difusão de informações para o enfrentamento do preconceito, da discriminação e de todos os tipos de violência institucional contra as mulheres com deficiência, entre outras atividades.
O Grupo de Trabalho é composto por representantes da SDH/PR, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
Além das ações relacionadas à saúde da mulher com deficiência, será discutida nesta reunião a portaria interministerial, também assinada no dia 25 de março, que define novas diretrizes para o atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e do SUS.
Uma das medidas determina que o registro de informações e a coleta de vestígios durante o atendimento em hospitais possam ser encaminhados, quando requisitados, à autoridade policial. Isto evita que a vítima seja submetida a vários procedimentos, bem como oferece elementos à responsabilização dos autores da violência
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!