Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

01 de Junho de 2015

Mogi das Cruzes mantém Programa Municipal de Combate ao Tabagismo

Em 2014, 126 pessoas largaram do cigarro na quarta sessão do tratamento proposto pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Deste total, 84,27% pacientes utilizaram algum tipo de medicamento para se livrarem do vício. Estes e outros detalhes da iniciativa estão sendo divulgados para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste domingo, dia 31 de maio.

O número de pacientes que conseguiram largar o cigarro no ano passado representa 38,12% do total de pessoas que iniciaram o tratamento. Um índice maior, de 43,79%, acabou abandonando a terapia. Ao longo de 2014, 490 pessoas foram atendidas na consulta inicial para avaliação clínica. Deste total, 461 participaram da primeira sessão, sendo que 192 chegaram à quarta sessão e somente 126 delas conseguiram êxito no tratamento.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável do mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, o que corresponde a 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. As estatísticas revelam que os fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto e cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de apresentarem outros problemas de saúde.

Para oferecer uma oportunidade de tratamento aos fumantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou, em junho de 2007, o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que promove o tratamento em grupo, com 12 meses de duração, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A iniciativa oferece adesivos transdérmicos de nicotina em diferentes versões e, dependendo do caso, os pacientes recebem também medicamento complementar para combater a síndrome da abstinência. Os pacientes passam por uma avaliação médica e também participam de encontros realizados em grupo.

Para participar do programa, o paciente precisa se inscrever diretamente numa das 14 unidades de referência: Vila Natal, Jardim Camila, Vila Moraes, Nova Jundiapeba, Conjunto Toyama, UAPS 2 (Programa Municipal de DST/Aids), Jardim Planalto, Jardim Aeroporto 2, Jardim Piatã, Jardim Nove de Julho, Conjunto Novo Horizonte, Vila Suíssa, Unica, e Jardim Ivete. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 4798-6709.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO