Terminou na manhã deste sábado, 12, o evento-teste do tênis em cadeira de rodas para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016. A pernambucana Natália Mayara e o mineiro Daniel Rodrigues ficaram com os títulos respectivamente das chaves feminina e masculina. A competição ocorreu no Centro Olímpico de Tênis, que fica no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
Daniel abriu a programação e ficou com o título masculino ao vencer Rafael Medeiros por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-1. Entre as mulheres, Natália venceu a sua parceira de duplas Rejane Cândida, também por 2 a 0, com parciais de 6-0 e 6-2. As duas haviam jogado juntas na vitoriosa campanha dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (CAN).
(Joguei direitinho e pude fazer um papel bacana aqui. Como estamos sempre jogando juntas, não há uma rivalidade. Foi muito gostoso poder entrar em quadra e jogar com a Rejane aqui, em uma quadra tão importante como essa. Pretendemos jogar duplas juntas aqui no Centro Olímpico), disse Natália.
Batismo
Logo após as finais dos cadeirantes, um evento marcou a nomeação da quadra central do complexo. Multicampeã, Maria Esther Bueno recebeu a honraria do prefeito da cidade, Eduardo Paes. O evento ainda contou com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O embaixador paralímpico Gustavo Kuerten também compareceu ao evento-teste. Guga se mostrou satisfeito com o complexo, inédito para tênis nacional.
(Acredito que em termos de estrutura física, este será um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. É um local apropriado para receber grandes eventos, desenvolver atletas e muito específico para o tênis. É claro que para as pessoas o simbolismo de receber a Olimpíada é importante, mas na nossa atual situação, precisamos de respostas mais práticas), disse o ex-número 1 do mundo e tricampeão de Roland Garros.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro