Aguarde...

25 de Novembro de 2015

Novembro Azul: UBS Luar do Sertão tem dia com programação especial para público masculino

Como parte das ações do Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, a UBS Luar do Sertão realizou ontem (24/11) o evento “Homem que bate um bolão... dá valor à prevenção!”. Coordenada pelos enfermeiros Karine Jardim e José Rodrigues e suas respectivas equipes, o principal objetivo da ação foi sensibilizar e conscientizar os homens sobre a importância da prevenção em saúde.

A unidade foi ornamentada em tons de azul e recebeu 38 usuários que receberam uma singela lembrança, participaram de uma dinâmica de apresentação e assistiram a palestras sobre câncer de próstata, tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), alimentação e atividade física, além de uma aula sobre escovação dental com a Equipe de Saúde Bucal.

A programação contou também com um período de perguntas e respostas, no qual alguns usuários da unidade relataram suas experiências para os presentes. Um deles teve câncer de próstata e o outro está em fase de tratamento da doença. Ao término das atividades, cada participante recebeu atendimento individual, aferição de sinais vitais, solicitação personalizada de exames, orientações específicas, dentre outros.

Para a gerente da unidade, Ana Paula Tavares, o evento foi proveitoso, pois cada homem teve a oportunidade de tirar suas dúvidas particulares, fazendo perguntas de forma individual e receber o direcionamento para o seu caso, quando necessário. “Culturalmente, os homens não têm o hábito de acompanhar a sua saúde de forma preventiva e busca os serviços de saúde somente quando há necessidade de uma intervenção para tratamento de algum agravo já instalado”, disse.

Ainda segundo Ana Paula, “o público manifestou grande satisfação e se sentiu valorizado pelo espaço e pelo evento que foi oferecido e dedicado exclusivamente a eles”. Os profissionais da unidade também se sentiram felizes e satisfeitos com a realização da ação. “Nós não acreditávamos que tantos homens compareceriam, que haveria a participação e o envolvimento de cada um deles durante as palestras e as atividades oferecidas. Sentimos que realmente fizemos a diferença para cada homem que esteve aqui presente”, finaliza a gerente.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!