Aguarde...

25 de Novembro de 2019

Obras de Romero Brito inspiram jovem com deficiência

A obra A Maçã, do artista plástico Romero Britto, foi a primeira inspiração. Foi com base na pintura que a estudante Keila Cristina Aragão, 39, portadora de deficiência intelectual, fez os primeiros esboços. Não contente com o resultado, ela se dedicou ainda mais e compôs uma nova leitura. Dessa vez, o resultado a agradou. “O que eu mais gosto no trabalho dele são as cores. Parecem saltar da tela”, frisa. Ela e outros 126 alunos fizeram trabalhos inspirados no pintor pernambucano, que estarão expostos, nesta terça-feira, 26, no Recanto Psicopedagógico, no bairro Papicu. A exposição se chama "Arte, um caminho à inclusão".

A Organização Não Governamental (ONG) comemora 46 anos desenvolvendo estímulos de pessoas com deficiência intelectual. O ofício vibrante do pintor nordestino foi o mote para as composições. As obras serviram de base, mas os alunos se inspiraram livremente, recompuseram e deram uma nova perspectiva às pinturas do artista. “Romero Britto tem uma história de vida que se assemelha a deles, porque nasceu na periferia do Recife, estudou em escola pública e se esforçou muito para fazer um vestibular para Direito”, lembra Valéria Teles, professora dos, agora, alunos-artistas. 

A história do pernambucano se liga a dos atendidos pelo Recanto Pedagógico em vários pontos. Britto costumava dizer que a vida na periferia é sofrida e cinzenta. Para mudar isso, ele passou a tingir o cinza das sucatas “para trazer luz e cor para a minha vida”, conforme se dispõe a narrar. Com base nisso, o Recanto também usou sucata, no caso CDs, para permitir aos alunos recriar obras e fazer novas narrativas.

Fonte: O Povo on line

Deficiente Saúdavel

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!