Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

15 de Março de 2021

PAVS CEJAM conquista prêmio com trabalho voltado à saúde de catadores de materiais recicláveis

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM conquistou, por votação popular, o 10º Prêmio David Capistrano, com o trabalho Acesso de Catadores de Materiais Recicláveis à Atenção em Saúde. O evento aconteceu, de forma virtual, na última quinta-feira (11), durante a 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, organizada pelo Congresso de Secretários Municipais de Saúde 2021 (COSEMS).

O projeto destaca a importância dos catadores de materiais recicláveis no cuidado com o meio ambiente e alerta para a marginalização desses profissionais, principalmente em relação aos cuidados com a saúde. De acordo com o levantamento realizado, grande parte dos indivíduos, nos distritos de Jardim Ângela e Capão Redondo, não realizavam acompanhamento médico. O objetivo, então, foi propiciar maneiras de fortalecer o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde, por meio de:

- Busca ativa do público alvo;
- Visitas Socioambientais Domiciliares do Agente de Promoção Ambiental trimestrais;
- Fortalecimento de vínculo;
- Rastreamento de necessidades em saúde;
- Elaboração de projetos terapêuticos;
- Institucionalização do Dia do Catador nas UBS;
- Eventos de atenção em saúde e assistência social;
- Articulação intersetorial.

Os resultados obtidos mostraram que os catadores cadastrados têm demonstrado maior interesse pela saúde e adesão aos tratamentos.

Sobre o PAVS CEJAM

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM desenvolve ações educativas de cultivo de horta e incentivo à alimentação saudável por meio das Unidades Básicas de Saúde. O serviço conta com um educador, o Agente de Promoção Ambiental, que juntamente com os demais profissionais de saúde, conduzem as atividades para diversos públicos. Além das atividades no espaço de cultivo, os agentes podem orientar e apoiar a criação de novas hortas comunitárias e domiciliares.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing.

PAVS

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!