Aguarde...

11 de Agosto de 2016

Processos de qualidade na atenção básica são destaques no segundo dia do 5º Simpósio

Processos de qualidade, acreditação e questões ligadas à atenção básica foram os principais temas do segundo dia do 5º Simpósio Científico Internacional CEJAM, realizado no Hospital Albert Einstein, nesta quarta-feira (10/08).

Para dar início às atividades, a Prof Mara Márcia Machado, Chief Technical Officer do IQG e da Accreditation Canada, falou sobre as diferenças e semelhanças à acreditação hospitalar em Unidade Básica de Saúde. A mesa foi mediada pelo Prof. Dr. Mario Santoro Júnior, coordenador médico do CEJAM.

“Nos precisamos fazer uma grande reflexão sobre o que os processos de acreditação vêm trazendo. Foi com os serviços do CEJAM que iniciamos o trabalho de certificação na atenção primária. Temos um longo trabalho para falar em uma transformação completa, mas já demos início a esse desafio quando passamos a discutir essa questão”, afirma Mara.

Em seguida, a gerente de qualidade do CEJAM, Fernanda Fuscaldi, falou sobre o processo de acreditação da UBS Vila Calú, do CER IV e AMA Especialidades São Luis, serviços de saúde gerenciados pela nossa instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. “Todo o trabalho foi realizado pelas equipes dessas unidades. Eles toparam o desafio e se empenharam para alcançar a acreditação”, diz Fernanda.

A atenção multiprofissional na Rede Básica de Saúde foi o tema da mesa mediada pelo Prof Dr. Gustavo Gusso, professor do departamento de clínica médica da USP. A palestrante Sandra Fortes, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, apresentou um case sobre a saúde mental na Atenção Básica. “Para dar certo é preciso trabalhar o paciente de forma integral, junto à Atenção Básica e com a participação da equipe multiprofissional”, explica.

Para encerrar o período da manhã, os doutores Agustí Ruiz Caballero, do Instituto de Estudos Médicos de Barcelona e Bartô Nascimento, do Sunny Brook Hospital de Toronto apresentaram o modelo de atenção básica em seus países. “Mesmo com realidades diferentes, Canadá e Brasil enfrentam desafios muito parecidos como, por exemplo, o envelhecimento da população. Mas avalio a saúde deste país no caminho certo”, destaca Dr. Bartô Nascimento.

Na parte da tarde, os participantes conheceram um pouco mais sobre os serviços especializados em reabilitação, com destaque para a Academia da Terceira Idade da Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Mogi das Cruzes e do Centro Especializado de Reabilitação M’ Boi Mirim IV (CER IV), gerenciados pelo CEJAM. Nós trabalhamos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos, diminuindo as doenças e, assim, evitando que as filas nos hospitais e postos de saúde aumentem”, afirma a fisioteapeuta da UNICA, Mariana Marcelino.

Na sequência, a mesa comandada por Dr. Mario Bracco reuniu Dr. Gustavo Gusso, Dr. Bartô Nascimento e Dr. Agustí para a realização de um comparativo sobre a Integração dos serviços entre Brasil, Canadá e Brasil. “Independente do país é preciso ter integração e gente disposta a fazer sempre o melhor”, diz Dr. Nascimento. “A integração dos níveis e serviços não é ensinada na universidade como se deveria”, fala Dr. Gustavo.

A última palestra da 5ª edição do Simpósio foi marcada pela alegria com o Bombeiro Palestrante, Luiz Camino, que trouxe uma reflexão sobre a motivação através da risoterapia e os benefícios do riso à saúde.

“Em um Simpósio como este, realmente ficamos muito entusiasmados, principalmente porque, neste ano, estamos comemorando os 25 anos do CEJAM. Hoje estou feliz como naquele 20 de maio de 1991, quando aquele grupo plantou uma semente que se transformou em uma árvore que dá frutos cada vez melhores. Não posso deixar de agradecer e ao mesmo tempo pedir que a família CEJAM siga na luta”, concluiu o superintendente, Dr. Fernando Proença de Gouvea.

TRABALHOS CIENTÍFICOS E PDCA
Após o término das palestras, ocorreu um dos momentos mais esperados do 5º Simpósio: a entrega do prêmio Dr. João Amorim aos vencedores dos trabalhos de melhoria contínua em PDCA e de trabalhos científicos. O Presidente do Simpósio, Sergio Martuchi, explicou ao público os critérios de avaliação e seleção dos trabalhos. “A Comissão Científica recebeu mais de 150 trabalhos sem os nomes dos autores e para avaliar todos os resumos com rigor e lisura”, disse.

Confira abaixo os vencedores:

Trabalhos de Melhoria Contínua em PDCA:

1º lugar: “Redução da taxa de infecção hospitalar relacionada a dispositivo invasivo”. Autores: Patrícia Thomas d eSouza, Joelma Ramos da Silva, Paula Renata Meira, Tatiane Ocon Nascimento (Hospital Mboi Mirim).

2º lugar: “Registro do indicado de episiotomia em primíparas no Parto Seguro à Mãe Paulistana”. Autores: Michelle Carreira Marcelino, Eliene de Paula Rodrigues, Isabel Cristina Pereira (Parto Seguro CEJAM).

3º lugar: “Avaliação inicial do recém-nascido pelo neonatologista sobre o ventre materno”. Autores: Rosimeire da Silva Crisculo, Sue Ellen Santos, Athene Maria de Marco, Ana Maria  Rezende, Maria Helena Baaptista (Parto Seguro).

4º lugar: “Projeto Amigo Pet Coimbra: enfrentando práticas de abandono de animais domésticos”. Autores: Everton Tumilheiro Rafael, Luciana Ribeiro Maciel (PAVS UBS Jardim Coimbra).

5º lugar: “Redução do tempo porta-ECG”. Autores: Natalia Braz, Carlos Abreu, Edwin Adolfo Tito, Ana Paola de Camargo (Pronto Socorro Hospital Mboi Mirim).

Trabalhos Científicos

1º lugar: “Implantação do Processo de auditoria de prontuários no serviço de Saúde Bucal na Unidade Básica de Saúde”. Autores: Dirley Glizt, Elaine Augusto (UBS Jardim Macedônia).

2º lugar: “Transporte Intra-Hospitalar de pacientes críticos: complicações e estratégias de segurança”. Autores: Pedro Henrique da Costa, Raissa Correia de Souza, Tamyres Araújo Donato, Lais Rocha Pires, Monique Guedes Curi (Hospital Aliança de Salvador).

3º lugar: “Mobilização precoce no paciente crítico na UTI Adulto”. Autores: Ulisses Vicente Pereira, Roberto Navarro, Thiago Fernandes (Hospital Mboi Mirim).

Fonte: Felipe Nascimento e Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.