Aguarde...

02 de Outubro de 2015

Programa Parto Seguro promove Estudo dirigido de posições no parto verticalizadas e neutras

Aconteceu nesta terça-feira (29/09), o encontro que reuniu médicos neonatologista, médicos e enfermeiros obstetras para o “Estudo dirigido de posições no parto: Verticalizadas e Neutras, promovido pela Dra. Anatalia Basile e Dr. Alberto Guimarães, coordenadora e gerente médico do Programa Parto Seguro, respectivamente.

A capacitação teve como objetivos o compartilhamento de evidências científicas; revisão de protocolos e a prática laboratorial das posições no parto. “O que nós buscamos é que a mulher possa parir na posição que desejar e isso necessita de envolvimento de todos”, destacou Dr. Alberto.

Durante o encontro foram apresentados vídeos mostrando procedimentos como massagens, exercícios e toda a preparação e dois partos realizados na posição de quatro apoios. A partir disso, foi realizada uma roda de conversa para que os participantes pudessem trocar experiências, dúvidas e dificuldades.

""""Estamos mudando nossa forma de fazer o parto e dando mais segurança para a mulher. E isso sempre será mais positivo do que negativo”, comentou Sônia Nunes, enfermeira do Hospital Municipal Prof. Dr Alípio Corrêa Netto. “O fundamental é que tenhamos treinamento para que possamos oferecer à mulher as possibilidades de posições”, completa Sérgio, médico ginecologista.

Durante a discussão de caso, foi consenso entre os participantes a importância da informação. O parto natural é algo a ser resgatado e exige a desmistificação de vários aspectos. “O mais importante é a informação e o acolhimento. Se a equipe der segurança à paciente, ela vai se sentir mais a vontade. Quando você a conquista, tudo é mais fácil”, conclui Igor Zanata, enfermeiro obstetra do Hospital Municipal Ignacio Proença de Gouvêa.

Dra. Anatália Basile realizou o fechamento da roda de conversa comentando as colocações dos participantes, enfatizando o papel de cada profissional. Na sequência, os profissionais participaram de uma prática sobre as posições de parto lateral e sentada. 

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!