Aguarde...

Saúde

Saúde

21 de Maio de 2024

Programa Saúde da Família Digital SP proporciona experiência de cuidado personalizado e acessível aos paulistanos

Uma nova era na saúde pública chega a São Paulo com o programa Saúde da Família Digital SP. Fruto da parceria entre a Prefeitura e o CEJAM, a iniciativa utiliza inteligência artificial para proporcionar atendimento ágil e personalizado, engajando o paciente em seu autocuidado.

Presente em fase piloto nas unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM nos distritos do Jardim Ângela e Capão Redondo, situados na zona sul, o programa tem como um dos pilares o aplicativo e-saúdeSP, que atualmente conta com mais de 3,5 milhões de cadastros e 17 milhões de acessos.

Para se inscrever, os mais de 500 mil moradores elegíveis da região são orientados a acessar o aplicativo e preencher um formulário rápido, no qual fornecem algumas informações pessoais. Após a coleta de dados, o sistema utiliza inteligência artificial para monitorar e interagir com os usuários via WhatsApp.

“Os pacientes recebem conteúdos educativos de forma individual e interativa, juntamente com tarefas relacionadas à saúde atribuídas pela Lívia, a assistente digital do programa”, ressalta o Dr. Rogério Bellot, diretor executivo da Associação para o Desenvolvimento de Serviços em Saúde (ASAS) e curador de projetos educacionais da Escola CEJAM.

Algumas das tarefas designadas aos usuários através do aplicativo incluem o agendamento de consultas e a inserção de sinais vitais. Todas essas interações são avaliadas por uma inteligência artificial, permitindo um acompanhamento contínuo pelas equipes das unidades de referência do paciente.

Desde sua implementação em agosto de 2023, milhares de mensagens foram enviadas e mais de 100 mil teleconsultas realizadas. O serviço inclui teleorientação de enfermagem e consultas médicas para urgências 24 horas, assim como a opção de agendar consultas com especialistas.

Além das teleconsultas pelo aplicativo, os pacientes também são atendidos nos consultórios digitais dos serviços de saúde, onde o médico realiza a consulta remotamente. A abordagem garante uma experiência de atendimento em um ambiente controlado e seguro, preparando-os para utilizar o aplicativo em casa e continuar sua jornada de cuidados conectados.

"Estamos evoluindo o programa desde a sua criação, com benefícios diversos, como a redução de filas e tempo para atendimento, detecção precoce de doenças, maior disponibilidade das equipes de saúde da família e uma gestão mais proativa e integrada", enfatiza Bellot.

Os interessados têm a opção de procurar a unidade básica de saúde mais próxima para fazer o cadastro, onde profissionais estão disponíveis para esclarecer dúvidas ou resolver qualquer dificuldade. Os agentes comunitários de saúde também têm atuado como facilitadores no processo de inscrição na plataforma, assegurando acesso e inclusão nas comunidades.

"O programa representa um marco na transformação digital da saúde dos paulistanos, oferecendo cuidados personalizados e acessíveis, onde cada paciente é o protagonista de sua jornada”, conclui.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO