O ano de 2014 foi um marco para o tênis de mesa paralímpico do Brasil. Até este ano, atletas brasileiros nunca haviam subido no pódio de um Mundial da modalidade. Em setembro, na China, porém, a história mudou e o Brasil pôde comemorar três medalhas de bronze na mais importante competição do ano, duas delas com participação da catarinense Bruna Alexandre.
A talentosa atleta de Criciúma, que está entre as três melhores mesa-tenistas do mundo na classe 10, mostrou sua habilidade já na primeira fase do campeonato disputado em Pequim. Bruna terminou a primeira fase em primeiro do grupo, passou direto para as quartas de final e chegouà semifinal ao vencer a japonesa Yasuko Kudo.
Antes de embarcar para o Mundial, Bruna tinha como objetivo jogar o melhor e vencer a atleta número um do mundo em sua classe, a polonesa Natalia Partyka. A chance apareceu justamente na semifinal, mas apesar do talento de Bruna, a líder do ranking jogou tudo que sabia e venceu a brasileira por 3 sets a 0. Apesar da derrota, Bruninha pôde comemorar a conquista da primeira medalha do Brasil em um Mundial de tênis de mesa.
Após garantir o pódio individual inédito, a catarinense ainda foi peça fundamental na disputa por equipes, ao lado de Jennyfer Parinos e Jane Rodrigues, para colocar o Brasil mais uma vez entre os três melhores do mundo com nova medalha de bronze.
O Brasil ainda comemorou mais um pódio no Mundial da China. No último dia de competição, a dupla formada por Aloísio Lima e Bruno Braga ficou com o bronze nas duplas da classe 1.
Time São Paulo
Bruna Alexandre é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia 36 atletas e oito atletas-guia de 10 modalidades.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Adriano Belmiro (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro