Aguarde...
14 de Maio de 2015
Neste sábado (16/05), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com diversos setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, realiza um grande mutirão contra a dengue na Vila Natal. O objetivo é completar as ações de bloqueio ao mosquito aedes Aegypti, além de eliminar, conscientizar e coibir o acúmulo de materiais inservíveis, um dos principais problemas encontrados naquela região.
A Vila Natal concentra atualmente 45 casos de dengue, 42 autóctones e três importados, e está entre os bairros com maior incidência neste ano. No total, Mogi das Cruzes computa 428 casos confirmados, sendo 342 autóctones e 86 importados. “Desde o início do ano, estamos intensificando uma série de ações, como capacitações de profissionais, apresentação do Plano de Contingência, mutirões em áreas de maior incidência e novos investimentos em veículos, equipamentos e materiais de divulgação”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.
Ele informou, ainda, que serão contratados mais 10 agentes de controle de vetores para reforçar as equipes do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue, responsável pelas visitas casa a casa, orientações à população, bloqueio de larvas e nebulizações nos imóveis indicados. “Também vamos ingressar com medidas judiciais para conseguirmos acesso aos imóveis fechados em locais onde há casos confirmados e onde nossas equipes precisam trabalhar”, informou Cusatis, destacando que a demanda é gerada por duas situações: proprietários que se recusam a receber as equipes e imóveis vazios.
Os esclarecimentos à população continuam entre as prioridades da Secretaria Municipal de Saúde no combate à dengue. Nesta terça-feira (12/5), por exemplo, técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde estiveram na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sabaúna, para uma reunião com lideranças e moradores do distrito. “Precisamos que toda a população entenda a gravidade da situação e colabora com a Administração Municipal cuidando da sua casa, do seu quintal. Infelizmente, em visitas que tenho realizado pessoalmente, ainda encontramos muitos frascos, recipientes e materiais inservíveis com água e larva do mosquito Aedes aegypti e esse cuidado depende de cada um”, alerta o secretário.
Óbitos
Entre os casos positivos, foram confirmados dois óbitos. Segundo o secretário, apesar de não ter a confirmação oficial por perícia médica sobre as causas do óbito, os exames feitos nos dois pacientes detectaram a presença do vírus da dengue. Uma das vítimas foi um jovem de 14 anos, morador do Residencial Novo Horizonte, divisa de Mogi das Cruzes com Itaquaquecetuba, onde um grande mutirão de combate foi realizado no mês passado. A outra vítima foi um senhor de 87 anos, que apresentava problemas cardíacos e outras complicações de saúde.
Foto: Secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ao lado da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sylvia Abrantes Gomes, prestam esclarecimentos e anunciam novas ações de combate à dengue.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!