Aguarde...

07 de Novembro de 2016

Saúde Mental CEJAM é destaque em seminário internacional sobre tratamento comunitário

O CEJAM foi destaque no “Seminário Práticas, Estratégias e Impactos do Tratamento Comunitário nas Políticas Públicas de Drogas”, realizado em outubro no Instituto de Aperfeiçoamento e Estudo Superior de Montevidéu, no Uruguai. O Encontro foi promovido pela Junta Nacional de Drogas em parceria com outras instituições e órgãos do país.

A supervisora técnica de Saúde Mental da Coordenação Técnica Administrativa do CEJAM, Tatiana Mendes Alencar e agentes de redução de danos do CAPS AD III Jardim Ângela, Tatiane Lopes de Souza e Maria Ester da Silva, apresentaram o processo de implantação do tratamento comunitário, trabalho desenvolvido no Cemitério do Jardim São Luis com usuários de drogas.

Como parte da programação internacional, as colaboradoras também participaram do Curso Tratamento Comunitário no Uruguai, realizado no Centro Latino Americano de Economia Humana em Montevidéu. Ministrado pelo Dr. Efrem Milanese (Itália) e pela Dra. Raquel Barros (Brasil), o curso contou com a participação de profissionais da área da saúde e assistência social de diversas regiões do Uruguai, Argentina e Brasil.

Para Tatiana Mendes, “esse intercâmbio contribuiu para ampliação do olhar dos profissionais para além dos usuários e possibilitou a troca de experiências entre profissionais de diferentes locais, habilidades e saberes. Representar o CEJAM internacionalmente e ter o apoio da Instituição foi muito importante para nós, pois significou o reconhecimento e valorização do trabalho realizado”, diz.

“Para mim foi muito gratificante e enriquecedor. Aprendi muitas coisas ouvindo outras experiências e percebi que, embora sejam países diferentes, enfrentamos as mesmas dificuldades no que diz respeito ao tratamento e recuperação de usuários de drogas”, conta a agente Tatiane Lopes.

TRATAMENTO COMUNITÁRIO
O tratamento comunitário é um método de trabalho com pessoas, grupos, comunidades e redes que vivem em contextos de alta vulnerabilidade. A escolha do território do Cemitério São Luiz foi devido ao alto índice de usuários de drogas (dentro e fora do cemitério), considerando também o alto índice de vulnerabilidade social da população residente neste local.

As profissionais do CEJAM e demais parceiros do território promoveram diversas ações de vinculação junto à comunidade ao redor do Cemitério. O trabalho conta com o apoio da guarda civil metropolitana, administradora do cemitério, coveiros e jardineiros, fábrica de cultura, comércios e líderes comunitários do território, além dos próprios usuários de drogas da região.

O objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas, dos grupos e das comunidades nos âmbitos de educação, trabalho, direitos, laços familiares, de grupo, nas comunidades de vida e com as instituições, moradia, alimentação, segurança, legalidade, saúde, entre outros.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.