Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

25 de Agosto de 2023

Saúde mental é pauta de encontro do CEJAM no Hospital M’Boi Mirim

Com um total de 91 trabalhos inscritos pelos profissionais que atuam nas unidades gerenciadas pelo CEJAM, o 1º Encontro de Saúde Mental, realizado nesta terça-feira (22), foi um momento de troca de experiência e acolhimento.

O evento, que ocorreu no Hospital Municipal M’Boi Mirim, em São Paulo, abordou a importância de manter a temática da saúde mental em pauta, questão que se tornou ainda mais relevante a partir dos impactos da pandemia de Covid-19, principalmente para os profissionais da saúde, que estão entre os mais afetados.

“O nosso maior desafio nesse período pós-pandemia é cuidar não apenas da saúde mental da população geral, mas principalmente dos profissionais da saúde. Viemos enfrentando esse tema com seriedade, por isso, este encontro é tão importante, pois representa uma oportunidade de fomentar ações, aprender e melhorar na atenção ao bem-estar e qualidade de vida de nossos colaboradores”, destacou João Romano, gerente executivo do CEJAM, durante a abertura das atividades.

Renato Tardelli, diretor do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde) da entidade, também esteve presente parabenizando a qualidade dos projetos inscritos e destacando a necessidade de valorizar, cada vez mais, ações internas que visem contribuir para a melhora na vida dos profissionais que dedicam seus dias a cuidar dos outros.

“Para que possamos cuidar dessas pessoas, também precisamos ser cuidados. Os projetos mostram que esse é um trabalho fundamental, muito difícil, porém de extrema necessidade, em uma área que sempre foi estigmatizada”, frisou.

O encontro contou ainda com a participação de Mariana Cabral Schveitzer, professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Em palestra sob o tema “Autocuidado: a dinâmica da saúde integral”, a especialista compartilhou o trabalho que vem desenvolvendo com o objetivo de ajudar as pessoas a se atentarem aos sinais dados pelo corpo e mente, como dores e emoções que possam indicar que algo não está bem.

Segundo ela, tão importante quanto aprendermos a cuidar do outro, é valorizarmos o autocuidado. “Esse evento de saúde mental é um convite sobre esse olhar cuidadoso sobre si mesmo. Poder favorecer esse processo de reflexão sobre a necessidade de cuidar de si para poder cuidar do outro é fundamental na área da saúde”, ressaltou.

Entre as diversas explanações que puderam ser conferidas pelo público, tanto no presencial como on-line, por meio do canal do YouTube (TV CEJAM), o evento contou com a contribuição de profissionais de diferentes especialidades sobre os benefícios de uma abordagem transdisciplinar no tratamento da ansiedade.

Com moderação do Dr. Jonatas Lima de Bem Nunes, médico supervisor do Núcleo Técnico Regional São Paulo, a mesa redonda teve a participação de: Dr. Rodrigo Lancelote Alberto, médico psiquiatra e diretor clínico do CAISM de Franco da Rocha; Washington Souza Rodrigues Alves, educador físico da UBS Jardim Comercial; Adriana Fabozzi, psicóloga do CRPICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) do CR Dor Parque Maria Helena; e Camila Correa Dornelles, nutricionista da UBS Jardim São Bento.

Três projetos foram selecionados para a apresentação oral, sendo:

- “Acolhimento frente ao luto: uma experiência em uma UTI neonatal”, apresentado por Viviane de Fátima Dias da Silva, do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.

- “Prevenção ao bullying e a violência autoprovocada: relato de intervenção com adolescentes em escola”, apresentado por Helen Batista Figueiredo e Maria Isabel Barbosa, da UBS Horizonte Azul.

- “Saúde mental das colaboradoras mães nos serviços de saúde, práticas em saúde mental e suas relações com o clima organizacional”, desenvolvido por Selma de Souza Costa Santos, da AMA Especialidades Jardim São Luiz.

Para a idealizadora do evento, Raquel Paula Oliveira, gerente técnica regional do CEJAM, o encontro representa o primeiro de muitos passos no combate aos altos índices de comprometimento à saúde mental de toda a população brasileira. “Essas trocas de experiências são fundamentais. A partir de hoje, espero, profundamente, que possamos olhar mais para a saúde mental e que consigamos lidar da melhor forma.”

O evento na íntegra está disponível no canal TV CEJAM, no YouTube, neste link.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Institucional Saúde Mental

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!