Aguarde...
23 de Abril de 2015
A Secretaria Municipal de Saúde continua trabalhando de forma intensa e contínua para combater o avanço da dengue na cidade. Entre as principais ações em andamento estão os bloqueios ao mosquito Aedes aegypti em locais onde há casos confirmados; palestras e orientações em escolas, associações de bairro, empresas e outros espaços; atendimento às denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral; e mutirões realizados em regiões onde há concentração da doença.
Nesta semana, o trabalho está ganhando reforço importante por meio de uma nova campanha informativa sobre a dengue. O material reitera os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e também os principais sintomas da doença. “O combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal, mas também da população. Cuidados simples e rotineiros são fundamentais para prevenir a dengue e precisam fazer parte da rotina de todos, em suas casas e ambientes trabalho”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
Neste ano, Mogi das Cruzes registrou, até o momento, 766 notificações suspeitas de dengue, das quais 196 casos já foram confirmados, sendo 156 autóctones (contraídos no próprio município) e 42 importados (contraídos em outros municípios). Do total de notificações registradas, 220 foram descartadas e 336 aguardam resultados de exames. Todos os exames são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, responsável pelos exames coletados em todo o Estado.
A dengue é uma doença infecciosa causada por quatro diferentes sorotipos de um mesmo vírus, por isso uma pessoa pode adoecer mais de uma vez e ter a doença na forma mais grave ou hemorrágica. A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água limpa.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.
Quem tiver alguma dúvida sobre a ação do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue pode entrar em contato pelo telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.
Fique atento aos sintomas da dengue:
- Febre alta
- Dor de cabeça e no fundo dos olhos
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Fraqueza, dor intensa no corpo e nas juntas
Importante: não se automedique. Em caso de suspeita da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!