Aguarde...

15 de Abril de 2016

Trabalho de Odontologia Intensiva do HM Evandro Freire é apresentado em Fórum Internacional de Sepse

Pioneiro no trabalho de Odontologia Intensiva na rede pública, o Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) participou do XIII Fórum Internacional de Sepse, promovido pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), nos dias 7 e 8 de abril, em São Paulo.

Durante o evento, os especialistas Flávia Lobão e Leonardo Guerreiro apresentaram dois trabalhos científicos sobre a Odontologia Intensiva como prática inovadora no combate à  sepse e pneumonia associada à  ventilação mecânica (PAV) e sobre a rotina de Odontologia Intensiva no HMEF, com relatos de casos e possíveis infecções orais dos pacientes internados em ambiente de Terapia Intensiva, tratamentos realizados e procedimentos que devem ser seguidos.

A cavidade oral na UTI só é manipulada pela equipe médica durante a intubação. Cabe ao cirurgião-dentista estomatologista realizar o exame oral, diagnóstico e tratamento das patologias orais”, relata a Drª. Flávia. A higiene oral pode reduzir a incidência de PAV em até 60%”, ressalta.

Ela lembra que, em 2013, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 2776/2008, que torna obrigatória a presença de dentistas em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), assim como em clínicas e hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados.

A inclusão da Odontologia Intensiva na equipe multiprofissional da UTI do Evandro Freire, a partir de 2014, agregou à  terapia intensiva o atendimento odontológico, com enfoque na remoção dos focos infecciosos orais, descontaminação orofaríngea individualiza para a prevenção da PAV, endocardite infecciosa e, acima de tudo, agrega qualidade e segurança ao paciente”, explica. Em 2015, o Projeto de Odontologia Intensiva do HMEF recebeu do Lions Clube do Rio de Janeiro - Ilha do Governador o Prêmio Lions de Saúde.

A programação trouxe debates importantes sobre sepse, o estado atual da pesquisa, ao mesmo tempo reforçando os conceitos e intervenções que são fundamentais para a conduta diante do paciente com a doença. O encontro reuniu mais de 60 convidados nacionais e cinco internacionais que abordaram o tema e apresentaram as novas estratégias para a mudança do cenário brasileiro e em outros países.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM

Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.