Correr uma maratona ou até mesmo uma prova menor significa superação pessoal para muitas pessoas, ainda mais para aquelas que têm algum tipo de necessidade especial. Corredores cegos, surdos, amputados: esses são alguns exemplos do que realmente é ter uma dificuldade e superá-la.
A Achilles Internacional Brasil é uma organização sem fins lucrativos, cujo principal trabalho é dar suporte aos atletas com necessidades especiais. Atuando desde a caminhada até uma prova mais longa, corredores podem trabalhar voluntariamente com esses atletas especiais.
O trabalho abrange um processo que dura antes, durante e depois do evento como ajudar um deficiente visual a colocar o número de peito, acompanhar o atleta na retirada de kit até a hora da largada, onde todos os imprevistos no percurso devem ser visualizados pelo voluntário.
Para se tornar guia o primeiro contato deve ser feito via e-mail para triagem, logo depois é preenchido o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário. A parte prática é feita com a avaliação de conduta por um guia experiente.""""São feitas simulações e acompanhamento do novo voluntário"""" , explica Mário Rollo, responsável pela coordenação dos guias.
O analista de sistemas Dalmiro Esteves se tornou guia por acaso, ele corria há um ano quando assistiu a uma palestra sobre o trabalho e se identificou. Desde então já se passaram dez anos no trabalho voluntário.""""Já corri com vários atletas, deficientes visuais, auditivos, intelectuais e outros com algum tipo de lesão. A primeira corrida foi emocionante, haviam muitas expectativas pois é um mundo novo. Senti medo de não conseguir acompanhar o atleta, excesso de zelo na prova, mas no fim senti uma felicidade imensa, senti que me tornava uma extensão do atleta"""" , conta.
Dalmiro ressalta que avaliar corredores com necessidades especiais como diferentes é uma visão equivocada. (Essas pessoas só são diferentes fisicamente, mas buscam objetivos iguais junto com a sociedade. O nosso maior objetivo é tirar os atletas que estão em casa achando que tudo acabou e mostrar que é possível seguir em frente!), finaliza.
Para mais informações do trabalho da Achilles e do voluntariado como guia, acesse o site: https://goo.gl/unkvWS
Fonte: Webrun Desafie seus Limites